Conheça a incrível máquina de escanear livros

A internet está cheia de livros bons para você baixar. O que muita gente não sabe é que para isto acontecer alguém precisou digitalizá-lo, em um processo que pode levar de algumas horas até dias de trabalho. Na maior parte das vezes os livros são escaneados página por página, já que nos scanners domésticos raramente cabe um livro aberto. Em seguida, as imagens digitalizadas são passadas em um programa de OCR. O programa extrai o texto, que será completamente rediagramado logo depois. Este é o processo pelo qual 99% dos e-books disponíveis hoje passou. Um trabalho feito por milhares de usuários anônimos, para que você possa curtir uma boa leitura gratuitamente.
Já projetos como o Google Books possuem recursos mais avançados, que incluem máquinas como a que você verá nos vídeos abaixo. São engenhocas capazes de escanear milhares de páginas por hora, sem nenhuma interferência humana. O ScanRobot possui um berço ajustável, no qual o operador coloca a obra a ser digitalizada. Feito os ajustes, um braço com ponta piramidal desce sobre o livro, digitalizando e passando as páginas automaticamente.
Confira os vídeos abaixo. E enquanto a gente não dispõe de uma destas, agradeça àquelas pessoas que dedicam muitas horas de suas vidas para suprir esta falta.


Publicado em novembro 1, 2011, em CURIOSIDADES. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: